Ah a tecnologia!! Que nos permite fazer downloads de coisas que não se acha mais por aí. O alvo dessa vez foi o filme Metrópolis (1926). Com tudo conspirando a favor, fui obrigado a escrever, já que acabo de ler um outro clássico produzido à mesma época e versando sobre os mesmos temas: “Admirável Mundo Novo” (Aldous Huxley, 1931). Ambas as obras tratam da transformação que a sociedade ocidental começava a sofrer pela especifização de tarefas. No livro de Huxley o tema é tratado de forma até mesmo caricata algumas vezes, mas que vai ao fundo de questões como a falta de crítica e auto-crítica, ausência de espiritualização e, de um modo muito assustador, o controle químico e psicológico do comportamento dos indivíduos (só para citar alguns dos temas).
Obras de ficção pessimista ou nem tanto?
Não vejo atualmente um quadro muito diferente do que eles pintaram há 80 anos. Vejo grandes redes de informação controlando a opinião pública comportamento cada vez mais voltados à contemplação fria e não ao questionamento. Criando um ideal de felicidade sempre relacionado a fama e fortuna, que às vezes impede que as pequenas coisas que se tem sejam devidamente apreciadas.
Assim como no filme vemos pessoas seguindo de cabeça baixa desenvolvendo suas tarefas diárias de modo mecânico e repetitivo, tanto em casa como no trabalho. Uma vida cujo horizonte de felicidade está à vista, mas sempre mais além.
Em uma cena marcante o personagem principal do filme tem uma alucinação enxergando Moloc, um Deus pagão bíblico que exige sacrifícios humanos, que exige vidas de homens em troca do seu funcionamento, nítida referência ao poder das máquinas sobre o homem a partir da “fordização” das relações de trabalho. A máquina deixa de ser um instrumento de produção para ser um motivo pelo qual se vive.
A esperança de redenção vem da união entre mente e corpo unidos através do coração na construção de uma sociedade mais justa.
Não escrevo mais para não estragar o deleite daqueles que quiserem assistir e ler o livro, tive muita sorte de ler e assistir na mesma época e recomendo o pacote.
Nenhum comentário:
Postar um comentário